quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

LENDAS URBANAS DO RECIFE

1974

O caralho-de- A perna-cabeluda
Os jornais e as emissoras de rádio do Recife divulgaram em várias matérias a aparição de uma perna humana destacada do corpo, cabeluda, que chutava pessoas em diversos subúrbios da região metropolitana. Tal entidade foi objeto de dois folhetos de poetas populares, o que atesta a sua incorporação à cultura folk. A criação deste mito tem sido atribuída ao radialista conhecido como Jota Ferreira. O mito foi objeto, também, da produção de um video, cujo lançamento ocorreu no bar-boate sugestivamente denominado “Boato”.
asas
Outra parte do corpo humano transformada em mito é o órgão genital masculino. Em uma versão de narrativa masculina, o “caralho-de-asas” é o responsável pela gravidez de paternidade não-identificada. Em uma narrativa em grupo feminino, a referência ao caralho-de-asas se dá como advertência às moças, para que não tomem banho de rio e de açude, bem como não durmam “desprevenidas”, isto é, sem roupas íntimas. O caralho-de-asas, que parece ser a permanência do mito grego de Leda e o cisne – Júpiter metamorfoseado em cisne, manteve relações sexuais com a ninfa Leda, a qual veio a conceber os gêmeos Castor e Pólux - tem uma iconografia que foi documentada fotograficamente no Rio de Jáneiro e na cidade do Recife. Há também a sua presença como personagem de história em quadrinhos de revistas de palavras cruzadas e enigmas destinadas a público masculino, denominado de “passaralho”.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

PORTO DEGALINHAS




>
Porto de Galinhas
Localizada em Ipojuca, a 60 quilômetros de Recife, Porto de Galinhas é uma das praias mais visitadas do litoral nordestino. Veja o que essa praia tem para lhe oferecer:- ótima localização e infra-estrutura que inclui bares, restaurantes, hotéis, pousadas, entre outros;- piscinas naturais com peixinhos coloridos;- águas mornas e claras;- perfeita para banhistas e crianças;- passeios de jangada pelos mangues;- passeios de buggy.

Piscinas naturais
As piscinas naturais são uma das principais atrações de Porto de Galinhas. Na maré baixa, o local é muito freqüentado por banhistas. Essas formações naturais contam com: - ótima localização e acesso fácil;- águas mornas, limpas e calmas;- passeios de jangada;- um aquário gigante, onde você pode divertir juntos a uma grande variedade de peixinhos coloridos.Por orientação da Secretaria de Meio Ambiente e Tecnologia de Ipojuca, os peixes ornamentais devem ser apenas alimentados com ração adequada e vendida pelos jangadeiros da região.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

O FREVO DE PERNAMBUCO




praias do paulista. pe.


Praia de Enseadinha em Paulista

Primeira praia do município do Paulista, a Enseadinha sofre influência do Rio Paratibe. Localizada entre a Praia do Janga, ao norte e a foz do Rio Paratibe, ao sul, sua extensão aproximada é de 700 m de praia ondulada a quebrada, com areias finas e douradas, apresentando pequenos trechos de vegetação rasteira com coqueiros espaçados. Regular para o banho, suas águas são pouco profundas, com fraca intensidade das ondas e pequena intensidade da maré.

Seu recuo é de aproximadamente 20 m. No seu trecho mais ao norte foi construído dique de proteção contra erosão Maria. Observa-se presença de bancos de areia e formação de prainhas no dique construído ao sul da praia. Possibilidade de ancoragem para pequenas embarcações. Encontra-se em regular estado de preservação e limpeza.

Praia do Janga em Paulista

Localizada entre as praias de Enseadinha, ao sul e de Pau Amarelo, ao norte, sua ambiência é marcada pela presença de casas residenciais com seus muros de proteção contra erosão. Com extensão de, aproximadamente, 4 km em praia de morfologia quebrada e de areia dourada com grãos finos, sua vegetação é composta de coqueiros espaçados. Suas águas são boas para o banho apresentando pouca profundidade e pouca intensidade das ondas. A intensidade das marés é média e seu recuo é de cerca de 30 m. Há presença de arrecifes ao seu largo e pequenos banco de areia na baixa mar. É possível a ancoragem natural para pequenas embarcações. Encontra-se em regular estado de preservação e limpeza. Existência de comércio informal (barracas) e formal (bares).

Praia de Pau Amarelo em Paulista

Localizada entre a Praia do Janga, ao sul e a Praia de Nossa Senhora do Ó, ao norte, o que mais marca sua ambiência é o Forte de Pau Amarelo e vários bares localizados na praia. Com extensão de aproximadamente 2 km em praia ondulada e de areias finas e douradas, sua vegetação é composta de coqueiros espaçados e suas águas consideradas boa para banho, possuindo pouca profundidade e pequenas ondas na baixa-mar e média na preamar.

A intensidade das marés é média e apresenta um recuo de cerca de 50 m. Observa-se a presença de arrecifes e bancos de areia ao seu largo na baixa-mar. Existe possibilidade de ancoragem natural para pequenas embarcações. Encontra-se em regular estado de preservação e bom de limpeza, apresentando trechos de erosão. Existência de equipamentos e serviços turísticos: bares, marinas e barracas.

Praia de Nossa Senhora do Ò em Paulista

Localizada entre as Praias de Pau Amarelo, ao sul e de Conceição, ao norte, a Praia do Ó tem sua ambiência marcada pela presença de bares, palhoças e casas de veraneio. Sua extensão é de cerca de 1,5 km em praia ondulada e de areias finas e douradas.

Sua vegetação é formada por coqueiros espaçados e vegetação rasteira. Boa para banho, sendo sua água pouco profunda.

Apresentando marolas na baixa-mar e pequenas e médias ondas na preamar. Com grande intensidade de maré, seu recuo é de aproximadamente 100m. observa-se a presença de arrecifes ao largo. Possibilidade de ancoragem para pequenas embarcações.

Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza, apresentando erosão. Existência de comércio informal. Ocupação humana através de casas de veraneio.

Praia da Conceição em Paulista

Sua ambiência está fortemente marcada pela presença da igreja de Nossa Senhora da Conceição, localizada próxima a beira-mar, sendo complementada por casas de veraneio e barracas.

Com extensão de aproximadamente 2 km em praia ondulada da areias finas de tonalidade clara. Sua vegetação é dominada por coqueiros. Boa para o banho, apresenta pouca profundidade e média intensidade das ondas na preamar e pequena na baixa-mar.

No período da baixa-mar é possível observar ao seu largo, a existência de uma pequena praia disseminada de Prainha, formada nos arrecifes. É possível a ancoragem de pequenas embarcações. Encontra-se em bom estado de preservação e limpeza apresentando pequenos trechos com erosão. Existência de comércio informal através de barracas e formal através de bares.

A Descrição do Município de Paulista, em Pernambuco, Brasil.

População: População: 262.237 habitantes Área: 1.000 km² Distância de Recife: 15 km Acessos: PE-15 e PE-01




Economia

No município de Paulista predominam atividades ligadas ao setor de serviços, comércio e indústria. O turismo também é responsável por atrair empreendimentos para o município, com a implantação de hotéis, restaurantes, pontos comerciais e marinas.

Em Paulista está localizado também o parque industrial de Paratibe, que abriga empresas de diversos setores, dinamizando a economia da região e gerando emprego para a população.

O município faz parte da Região Metropolitana do Recife, que polariza fluxos econômicos, com predominância do setor de serviços e funciona como centro distribuidor de mercadorias. Além de concentrar maior número de indústrias de transformação do Estado, outro pilar da economia metropolitana é a agroindústria voltada para o álcool e o açúcar. Destaca-se também o cultivo de frutas e hortaliças, como banana, coco, inhame, mandioca, entre outros.

Fotos das Praias de Paulista, em Pernambuco, Brasil.




Praia de Nossa Senhora do Ò de Paulista, Pernambuco, Brasil.




Praia da Enseadinha de Paulista, Pernambuco, Brasil.

Praia do Janga de Paulista, Pernambuco, Brasil.




Praia da Região de Maria Farinha, município de Paulista, Pernambuco, Brasil.

Praia de Pau Amarelo de Paulista, Pernambuco, Brasil.

Praia da Conceição de Paulista, Pernambuco, Brasil.




Praia da Região de Maria Farinha, município de Paulista, Pernambuco, Brasil.

Praia da Região de Maria Farinha, município de Paulista, Pernambuco, Brasil.

Mapa como chegar de Olinda a Maria Farinha, Pernambuco, Brasil.

COMO CHEGAR: De carro: PE-15 e PE-01 De ônibus: É necessário pegar um ônibus pela PE-15 e PE-01. Distância de Recife: 15 km Distância de Olinda: Praias de Enseadinha, Janga (8 km), Pau Amarelo (14 km), Rio Doce (6 km), Nossa Senhora do Ó (12 km), Conceição (17 km) e Maria Farinha (23 km). FONTE-WIKIPÉDIA

 
© 2007 Template feito por Templates para Você